Avançar para o conteúdo principal

Translate

O Espinho na Carne de Paulo

O Espinho na Carne de Paulo era uma Doença?

Na segunda carta de Paulo aos Coríntios, nós vemos Paulo falando sobre uma tal revelação que foi dada a certo Homem a 14 anos atrás, contudo, mais adiante, Paulo dá a perceber que aquele homem que ele referia como ter recebido a revelação era ele mesmo.
Paulo não queria gloriar-se pelas grandes revelações que lhe foram dadas. É importante entender o contexto do assunto a que Paulo se referia, pois, Paulo era um dos maiores, senão o maior de todos os apóstolos, tinha trabalhado muito, contudo, via o seu trabalho não sendo reconhecido e quase que desprezado pelos Coríntios, pois, tinham tomado em maior apreço outros apóstolos, esses os quais Paulo afirma em nada ser ele inferior.

No capítulo 11 Paulo demostrou muito descontentamento pelo trato a ele, que não correspondia ao amor que ele tinha dado aos coríntios, estes tinham maior apreço pelos apóstolos que Paulo diz serem falsos, não apóstolos de Cristo, mas ministros de Satanás.
No entanto, Paulo não queria gloriar-se em nada, pois não se julgava digno, apesar das grandes revelações, ele passou a gloriar-se das suas aflições.
-"Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez." 2 Cor. 11:24-27
Voltando ao capítulo 12, onde Paulo se refere ao tal espinho na carne, a maioria das pessoas, os pastores, teólogos e académicos acreditam ser este espinho na carne uma doença. Vamos fazer uma análise, para ver na verdade o que se trata este espinho na carne de Paulo.
Primeira coisa a levar em conta, é que este espinho na carne está num sentido figurativo, isto todos concordam, ora se está numa forma figurativa, deve ter um significado, mas, qual é o significado?

Uma doença? Será que isto tem base bíblica? Temos alguns aspetos muito importantes a levar em conta:
1º Paulo era uma pessoa de firmes princípios, não contrairia uma doença por negligência, nem antes de conhecer Cristo, muito menos depois.
2º Deus poria doença em alguma pessoa que guarda os seus mandamentos, o que diz a bíblia?
"E o Senhor de ti desviará toda a enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem sabes, antes as porá sobre todos os que te odeiam."Deut 7:15
Aqui nos vemos claramente o Senhor prometendo bênçãos às pessoas que guardarem os seus mandamentos, pois neste mesmo capitulo o Senhor fala das bencões e maldições decorrentes da obediência ou desobediência. Todos sabem que Jó foi atingido por Satanás com uma chaga maligna e não por Deus, no entanto, a sua mulher lhe disse para amaldiçoar a Deus e morrer por causa das pragas, as quais pensava ela ser Deus o culpado.
Nesse contexto podemos constatar que o Senhor não é Deus das doenças, pois o mesmo jesus veio para que tenhamos vida e vida em abundancia, manifestado com curas físicas e espirituais.

Se não é doença o que será? Deixemos que a Bíblia responda. O que diz as escrituras?

"E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar." 2 Cor 12:7
Reparem bem no que Paulo diz ser um espinho na carne, num Português simples, ele afirma que o espinho na carne é um mensageiro de satanás, para o esbofetear, a fim de não se exaltar.
Será isto coerente, verdadeiro ou estou errado? 
A verdade é que não há outra interpretação a este versículo senão esta, analisando o contexto em que Paulo se encontrava, a sua própria vivência, vemos que a principal queixa de Paulo tem a ver com o seu sofrimento, Paulo em momento algum apontou a doença como sendo seu problema, aflição ou provação.
Paulo mesmo em 1coríntios 4:11 fala sobre ser esbofeteado, não somente ele mas também os demais apóstolos, por amor dos crentes:
"Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa."
Deus prometeu saúde aos que o servem com inteireza de coração, mas nunca prometeu que não teriam problemas ou que não seriam perseguidos, pelo contrário, sempre os alertou das perseguições que haveriam de sofrer, como também Ele foi perseguido.
O Perigo de Dizer que o Espinho de Paulo era uma Doença.
Dizer que o espinho de Paulo era uma doença, denigre o caráter de Deus, deixando a imagem de um Deus que é capaz de afligir os seus servos fiéis com doenças só para mante-los na obediência, deixa a imagem de um Deus culpado pelas doenças humanas, apoia a heresia de que "estou doente porque Deus quer, no último instante Deus acaba sendo o culpado pelas doenças humanas.
O nosso Deus é um Deus de curas, de saúde de vida e não de doença, sofrimento ou morte.

"Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma." 3 Jo 1:2

Designed by Freepik

Comentários